97

PONTOS DE INTERESSE

Descubra a essência do nosso território

6

ALDEIAS DE CALCÁRIO

Trata-se de uma rede de aldeias rurais na qual o calcário – rocha sedimentar abundantemente presente em torno do Maciço de Sicó – é o elemento transversal. Nestes locais, onde a magia da autenticidade e genuinidade se propagam em cada rua, pretende-se valorizar o património cultural geológico existente. Esta é uma oferta turística diferenciadora, que promete posicionar estrategicamente ambientes rurais no mercado nacional e internacional, requalificando-os e atribuindo-lhes o devido destaque.

13

ALDEIAS DO XISTO

Estas pitorescas aldeias, que parecem saídas de um conto de fadas, remetem para a ruralidade antiga dos territórios de interior. Em tons escuros impostos pelo xisto – uma rocha metamórfica composta por argila – estes são espaços reabilitados e adaptados à atualidade, exibindo o esplendor do património arquitetónico. Pedra sobre pedra, as casas que outrora haviam sido tomadas pelo abandono ganharam recentemente uma nova vida, o que faz as delícias dos visitantes e também das comunidades locais.

9

PRAIAS FLUVIAIS

Ideais para mergulhos refrescantes em dias escaldantes, estes são locais de excelência para descansar e se deixar levar pela leveza do som da corrente. Proporcionando espelhos de água incríveis, as praias fluviais convidam a que estenda a toalha, conviva com os amigos, faça um piquenique ou, se quiser, coloque em prática a arte de não fazer absolutamente nada. A sós ou acompanhado, as águas cristalinas prometem conquistar os corações de quem as procura.

7

CASCATAS

Assemelhando-se ao mágico processo de metamorfose das borboletas, também as cascatas têm o poder de transformar a paisagem envolvente ao longo das estações do ano. Ostentando impressionantes quedas de águas nos meses mais chuvosos, e delicados cursos de água em épocas quentes, as cascatas farão valer a pena cada passo que der para as encontrar. Recomenda-se especial cautela na aproximação a estes locais que por vezes são escorregadios e pedregosos.

11

MIRADOUROS

Os miradouros exibem paisagens de perder de vista, onde bem lá ao longe, o azul do céu parece desvanecer sobre a terra no horizonte. Estes são cenários de excelência para desfrutar de momentos especiais, para se perder nos seus pensamentos, ou simplesmente para relaxar ao som da banda sonora que mais gosta. Se é um apaixonado por fotografia, deixe-se inspirar pelas cores vibrantes da blue hour e da golden hour, que proporcionam as condições perfeitas para que possa captar as mais incríveis imagens desde um qualquer miradouro.

9

BALOIÇOS

Tome balanço, respire fundo, e deixe-se ir. Às vezes, tudo o que precisa para esquecer as preocupações é voltar às memórias daquele tão terno tempo de infância, quando ainda não existiam preocupações. Tipicamente acompanhados por cenários panorâmicos encantadores, os baloiços voltaram a estar na moda, sendo atualmente pontos de interesse a nível nacional. Porque não há nada melhor do que sentar num banco de baloiço e desfrutar da brisa fresca que o embalo nos proporciona.

9

MOINHOS DE VENTO

Girando ao sabor da brisa do vento, que lá no alto vai soprando cada vez mais forte, os moinhos de vento são o testemunho da tradição de moagem existente em Portugal. Estas pitorescas construções, tipicamente construídas em madeira ou pedra, destacam-se na paisagem pelas suas características distintivas e cativantes. Aqui eram moídos os cereais, que serviam de sustento às comunidades que os rodeiam.

7

PASSADIÇOS

A falta de estruturas adequadas para a prática de caminhadas é problema do passado. Com uma aposta crescente em atividades sustentáveis baseadas no turismo de natureza, os passadiços são um convite a tornar o seu dia mais ativo e saudável. Certamente que se irá surpreender pela natureza e pelas paisagens que consigo andarão de braço dado. Pegue nas suas melhores sapatilhas e vá dar uma volta com a certeza de que não se perderá pelo caminho.

8

PERCURSOS E ROTAS

Nada melhor do que ir dar uma volta, espairecer e apreciar cada quilómetro do caminho. Seja a pé ou até mesmo de bicicleta, os traçados são excelentes opções para aproveitar o seu dia com serenidade e ao seu próprio ritmo. Aconselhamos uma espreitadela na App Geonatour, que poderá conter informações preciosas sobre o percurso que deseja escolher nas temáticas da natureza, história, arqueologia, geologia e cultura. Ao longo dos percursos e rotas deve seguir com a máxima atenção a sinalética implementada, otimizando assim a sua experiência.

6

CASTELOS

Permita-se a recuar no tempo e dar asas à imaginação. Os castelos possibilitam a entrada num universo fantasioso que o deixará a questionar: “Há vários séculos atrás, como seria o dia-a-dia dentro das muralhas?”. Situados tipicamente em locais de considerável elevação – que permitiam um posicionamento estratégico no território – estas imponentes construções escondem em cada pedra um pedaço da ilustre história de Portugal. Se a vista para o castelo não for suficiente para o deixar de queixo caído, experimente subir às muralhas e mirar em seu redor. Não se irá arrepender!

1

GRUTAS E BURACAS

Debaixo do solo que pisamos escondem-se verdadeiros tesouros prontos a serem explorados. Como se fossem cuidadosamente esculpidas por um artista, no subsolo, as grutas assumem características únicas, formando impressionantes tuneis e galerias. Apesar de apresentarem traços distintos, também as buracas são fenómenos rochosos de particular interesse. Surgindo à superfície, estas protuberâncias nas escarpas rochosas são formadas por processos de erosão de calcários, mais concretamente por gelifração.

4

MUSEUS

Explorar um museu é como abrir as páginas de um livro de natureza, história, arte e ciência, tudo ao mesmo tempo. Cada exposição é uma jornada fascinante para o passado, presente e até mesmo para o futuro. Pode maravilhar-se com as obras-primas dos mestres da arte, mergulhar nas civilizações antigas através de artefatos preciosos, ou até mesmo desvendar os mistérios do universo através das exposições científicas interativas. Visite, aprenda e estimule a sua criatividade, expandindo o seu conhecimento.

1

ARQUEOLOGIA

Para os eternos entusiastas por tudo o que os rodeia, os pontos de interesse arqueológico são a opção perfeita para satisfazer a curiosidade sobre o passado dos territórios. Nestes locais cuidadosamente selecionados, poderá saber mais acerca da presença das culturas que por aqui deixaram a sua marca, deixando também vestígios materiais que indiciam uma série de características e especificidades dignas de estudo. Através da arqueologia é possível catapultar o passado para o presente, desvendando-se deste modo histórias e saberes.

2

PATRIMÓNIO MUNDIAL

Com o intuito de distinguir, proteger e promover bens patrimoniais de excelência, desde o ano de 1972 que a UNESCO tem assinalado pontos de interesse, que primam pela sua magnificência, um pouco por todo o globo. Num total de 1199 elementos categorizados como Património Mundial, cerca de duas dezenas destes encontram-se distribuídos ao longo do território nacional. Nesta lista são contemplados não só monumentos de relevo a nível cultural, mas locais cuja importância natural se destaca.

2

BARRAGENS

Estas imponentes infraestruturas surgem na paisagem como represas, que sustêm grandes quantidades de água. Através do seu forte caudal, as barragens servem diversos propósitos, tendo principal destaque a produção de energia elétrica. Em redor desta obra imponente e engenhosa a paisagem revela-se carismática, desenhando espelhos de água absolutamente fascinantes.

2

PARQUES TEMÁTICOS

Se procura um dia diferente, repleto de diversão e entusiasmo, os parques temáticos são ideais para tornarem a sua experiência pelo território ainda mais especial. Em família ou na companhia de amigos, nestes locais encontrará a descontração de que tanto necessita, sendo desafiado a viver intensamente cada momento. Envolva-se nas diferentes atividades ou espetáculos que os parques temáticos têm para oferecer e crie memórias inesquecíveis.