TERRAS DE SICÓ

Colecionamos curvas e contracurvas sem perder a linha. Perdemos a conta aos quilómetros que a estrada nos estende ao longo dos territórios, como se de uma passadeira vermelha se tratasse, presenteando-nos com paisagens dignas de filme. Por aqui, as personagens principais somos nós, que destemidamente partimos em busca de histórias para contar e experiências para desvendar. Em tempos em que “economizar” parecer ser palavra de ordem, garantimos que viajar é o investimento que promete deixá-lo mais rico: em conhecimento, em lembranças, em criatividade, em competências sociais, em saúde mental e em perspetivas.

Vamos descobrir?

Para mestres na arte de laurear a pevide, a descoberta deste território é o cromo que faltava na sua caderneta de aventuras de norte a sul do país. Dizem que no centro está sempre a virtude – não podíamos estar mais de acordo! As Terras de Sicó são um excelente exemplo que valida essa teoria. Estendendo-se ao longo de aproximadamente 1500 kms2, a região abrange os municípios de Penela, Soure, Condeixa, Alvaiázere, Ansião e Pombal.

 

Renda-se à gastronomia, cultura, arqueologia, natureza e história do Sicó. Caminhe sobre a história construída pedra a pedra pelos Romanos, observável em pontes, redes viárias e até em antigas termas. Descubra castelos de encantar, igrejas para orar e museus que o farão questionar. Perca-se pelas iguarias locais, que prometem deixá-lo com água na boca. Encontre-se na mãe natureza, local ideal para a reflexão e inspiração. Explore (sempre) mais!

Com uma oferta turística tão diversificada, bichos carpinteiros não lhe irão faltar para que se faça às estradas, caminhos e ruelas desta região. Permita-se a sentir a força e energia das gentes locais, que tão bem o saberão receber. Suba até ao topo das serras. Desça até ao fundo dos vales. Não se distraia e viva intensamente. Porque os bons momentos passam a voar, e seguramente não vai querer ficar em terra.

Jurássico do Sicó

Desafiamo-lo a entrar numa máquina do tempo que o fará recuar muitos milhões de anos na história do Planeta Terra. Algo que à partida pareceria uma missão impossível, mas que a visita às Terras de Sicó lhe demonstrará o contrário. Por estas bandas, diversos são os registos geológicos que confirmam que foi aqui que se começou a formar o Atlântico Norte.

Se isto não for motivo para o deixar de queixo caído, saiba ainda que nas Terras de Sicó se podem encontrar as pegadas de dinossauros mais antigas da Península Ibérica, com 195 milhões de anos.

Produtos locais – de comer e chorar por mais

Por terras de tradições centenárias, que trazem à ideia recordações das gerações passadas, que de sol a sol trabalhavam para obterem o seu sustento, deixa-nos de água na boca os produtos endógenos que perduraram no tempo.

O Queijo Rabaçal, com determinação de origem protegida (DOP), é um dos elementos gastronómicos mais cobiçados da região. De cor amarelada e gosto inesquecível, a sua produção realiza-se através da junção do leite de cabra e ovelha – gado que abundantemente se encontra nas suaves pastagens das Terras de Sicó. Como toque final, este lacticínio não dispensa do gosto característico que a erva de Santa Maria lhe confere, planta que cobre toda a Serra de Sicó nos meses de Abril e Maio.

Outros produtos como o mel, o azeite e o vinho regalam o gosto dos visitantes e comunidade local, mostrando o que de melhor se produz no Sicó. Estes são a companhia perfeita para uma refeição, ou até mesmo para um final de tarde ao pôr-do-sol, com as graciosas formas da paisagem como plano de fundo de um momento inspirador e aconchegante.