IGREJA MATRIZ DE SANTA EUFÉMIA
Com referências a este templo datadas de 1234, a Igreja Matriz de Santa Eufémia é um testemunho do vínculo inquebrável da população de Penela com a religião. Símbolo de fé, história e cultura, este templo é um exemplar do renascentismo em Portugal, mostrando uma fachada sóbria com um portal em pedra trabalhada, uma porta axial e uma torre sineira.
No seu interior, elementos estilísticos como a talha dourada, a pedra de Ançã e os azulejos de estilo coimbrão compõem a decoração e conferem a este templo uma atmosfera acolhedora e solene.
Igreja com um corpo de três naves, separadas por arcadas com colunas da ordem toscana, cobertura em madeira e cabeceira tríplice, capela-mor abobadada com retábulo barroco de talhas douradas, um retábulo do Espírito Santo em pedra de Ançã datado do século XVI, uma escultura gótica da Virgem com o Menino (século XV) e a pia batismal de estilo manuelino.
Desde o ano de 2002 que a Igreja Matriz de Santa Eufémia se encontra classificada como Monumento Nacional, distinção que evidencia o seu valor patrimonial.