IGREJA DA MISERICÓRDIA
A Igreja da Misericórdia de Penela, edificada no século XVI, mostra a beleza e a simplicidade da arquitetura religiosa desta pitoresca vila.
Do conjunto construtivo destaca-se a igreja primitiva, no muro exterior da qual, logo por cima da porta de entrada, se vê um nicho com uma imagem renascentista de São Lourenço, obra em calcário de Ançã, saída de uma oficina conimbricense. O portal, com o seu vão retangular entre colunas dóricas, tem inscrito o milésimo de 1616, ano que corresponderá, indubitavelmente, a uma reforma do edifício.
No interior, de uma só nave, destaca-se o altar-mor, ligeiramente elevado em relação ao pavimento geral, num tipo que se divulgou em quase todas as misericórdias da região mondeguina. O conjunto retabular tem uma estrutura em cantaria lavrada, de estio maneirista e integra no arco central um altar em talha, já oitocentista, embora de um estilo neoclássico arcaizante.
Tem três pinturas modestas, populares, sendo a central evocativa da Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel. De grande qualidade, a bandeira processional, cujas duas pinturas evocativas da Piedade e da Senhora da Misericórdia são da autoria do pintor Ernesto Condeixa.