FÓSSEIS MARINHOS DO RABAÇAL
O território de Penela é um verdadeiro museu geológico ao ar livre, onde se contam histórias com muitos milhões de anos. Uma das mais fascinantes materializa-se nestas encostas e remonta ao Jurássico, quando toda esta paisagem era um oceano profundo!
Durante o Toarciano (um dos muitos andares geológicos), uma enorme erupção vulcânica na região que hoje corresponde à África do Sul e à Antártica libertou grandes quantidades de gases com efeito de estufa, que alteraram significativamente o clima. Estas mudanças, conhecidas como Evento Jenkyns, impactaram significativamente os oceanos, levando à extinção de várias espécies marinhas.
Este tema está amplamente estudado e o corte do Rabaçal é uma das referências mundiais, com inúmeros artigos científicos publicados. Ao explorar as imediações do local, pode encontrar fósseis impressionantes de amonites e belemnites. Estes organismos marinhos extintos, com suas formas espiraladas e alongadas, são provas concretas de que a Serra de Sicó foi outrora um vasto oceano profundo.
Não recolha nem manuseie os fósseis que encontrar. A melhor recordação que pode levar destes organismos ancestrais são as fotografias.