CASTELO DE PENELA
Erguido sobre um pequeno monte rochoso de arenito – o que lhe valeu o nome derivado de “peñela” – o Castelo de Penela é um convite para viajar no tempo. Classificado como Monumento Nacional desde 1910, remonta ao século XI, e foi mandado construir por D. Sesnando Davides após a tomada de Coimbra, no processo da reconquista cristã, em 1064.
Faz parte da linha defensiva do Mondego e as suas muralhas chegam aos 19 metros de altura, com diversas adaptações, ampliações e remodelações ao longo dos séculos. O núcleo original, o castelo sesnandino, tornou-se a torre de menagem, enquanto as muralhas revelam seteiras para arremesso de setas e troneiras para armas de fogo. De estrutura semi-triangular, apresenta três portas: a Porta da Vila, a Porta da Traição e a Porta do Relógio, ou Brecha das Desaparecidas, sendo esta uma referência às duas torres que ladeavam a tal entrada, derrubadas durante o terramoto de 1755.
Com vistas soberbas sobre as redondezas, o Castelo de Penela é muito mais do que uma fortaleza – é uma viagem no tempo, onde cada pedra guarda memórias de conquistas e vigilância. Prepare-se para uma visita que mistura história, paisagem e emoção.