TECTO DAS FERRARIAS
Prepare-se para um dos cenários geológicos mais fotogénicos que poderá contemplar pelo território, o Tecto das Ferrarias. Estas cristas quartzíticas afloram pelo território de Penela e mostram a extraordinária evolução da Terra enquanto um planeta vivo.
A viagem no tempo começa há cerca de 480 milhões de anos, quando (por muito estranho que pareça) esta paisagem era um oceano de águas pouco profundas, onde a vida proliferava e evoluía. Estas condições permitiram a formação de rochas sedimentares que depois de muitos fenómenos geológicos se transformaram em rochas metamórficas com evidentes deformações (fraturas e dobras) que podem ser observadas nos dias de hoje, ao longo destas cristas quartzíticas.
Mais “recentemente”, há cerca de 2 ou 3 milhões de anos, por ação da água, foram feitos diversos recortes na paisagem quartzítica, formando esta fantástica escarpa rochosa.
Atenção: O acesso até ao ponto de interesse deve ser feito a pé, utilizando o percurso pedestre PR1 PNL Caminho do Xisto de Ferraria de São João. É possível deixar o veículo junto à Associação de Moradores da Ferraria de São João e iniciar o percurso no Sobreiral, seguindo as marcações vermelhas e amarelas. O ponto localiza-se no topo do relevo e exige alguma preparação física.